seguindo a ideia da
, o segundo tema sorteado foi “a onomatopeia que você mais odeia”e assim, eu não sei se sou capaz de odiar uma onomatopeia. a palavra onomatopeia por si só já é maravilhosa. repita a palavra 3 vezes e você também vai se apaixonar por ela. foi a loira do banheiro que me contou. e se você não sentir os efeitos do feitiço, sugiro não deixar o pé pra fora da coberta esta noite…
de qualquer forma, gosto de resgatar palavras e às vezes falo com meus amigos como se estivéssemos numa obra, seja literária, seja cinematográfica. frequentemente os créditos sobem após uma piada. sim, eu sou meio apaixonada pela língua portuguesa. mesmo quando um contatinho me manda “mais” em vez de “mas”. aliás! (imagine aqui um gatinho de óculos com o dedinho levantado pronto para explicar algo):
você sabia que deve usar “ao invés” se as duas coisas forem opostas? tipo, branco ao invés de preto. ou tranque a porta ao invés de deixar ela sempre aberta! sim, por isso, “em vez de” é mais divo, porque ele tá sugerindo substituir uma coisa pela outra, sem o caráter antagônico.
AGORA! SABE O MAIS LEGAL?! FODASI TUDO ISSO QUE EU ACABEI DE ESCREVER!!!!
eu amo a língua portuguesa (ou seria brasileira?), adoro usar palavras rebuscadas, brincar com os sons e até mesmo as onomatopeias. só que se eu entendi o que tu falou, mesmo que não tenhas usado a norma “““““““““culta”””””””””, tá tudo bem, tudo perfeito, tudo maravilhoso. entender o outro numa conversa, vale muito mais do que uma correção não solicitada.
vem aí o pulo do gato:
você que se preocupa com o jeito que a pessoa fala, tá mais precupado em corrigir, responder ou escutar o outro?
por hoje é só, galera. venho responder a pergunta acima numa próxima. agora vou ali contar as aspas pra ver se tem o mesmo número dos dois lados de culta, pra que você não tenha que se preocupar com isso
beeeeeeeeijo
PS. EU SEI QUE FALEI QUASE NADA DE ONOMATOPEIAS. MAS EU NÃO ODEIO ELAS, ENTÃO FOI SÓ UM PRETEXTO PRA ESSA NEWSLETTER CHEGAR NO SEU E-MAIL. bj de novo